voltar voltar
Eventos

Marco Aurélio Pulchério é curador juntamente com Josiane Masson da Exposição-Feira Arte dos Mestres, que reúne artesãos de oito estados brasileiros em São Paulo

Organizado pela ONG Artesol sob a curadoria de Josiane Masson e Marco Aurélio Pulchério, a mostra gratuita trará 280 obras que poderão ser adquiridas pelo público diretamente com os artistas-artesãos. A programação contará com rodas de conversas e ateliê com os mestres produzindo obras ao vivo.

Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, a ONG Artesol promove a segunda edição da exposição-feira Arte dos Mestres, com o patrocínio master do banco digital Nubank. Para esta edição, a organização, que há mais de 25 anos se dedica à valorização do artesanato cultural brasileiro, convida 15 mestres-artesãos, grupos e coletivos familiares de diferentes Estados como:  Alagoas, Pernambuco, Ceará, Bahia, Piauí, Minas Gerais, Acre e Mato Grosso, para exibirem 280 criações feitas especialmente para a mostra no Espaço State, na Vila Leopoldina em São Paulo.

Com entrada gratuita e uma visitação significativa de mais de 8 mil visitantes em 2023, em apenas 5 dias, a exposição é especial porque é também uma feira para a comercialização das obras, onde os interessados podem adquiri-las diretamente com os artistas ali presentes. Além das obras confeccionadas com diferentes materiais e técnicas – de fios e fibras, madeiras e couro, barro e sementes, com saberes e fazeres da cerâmica, do entalhe, da costura e tecelagem, também serão exibidos documentários que registram a história, a cultura e os processos criativos dos autores, um registro da memória para potencializar trocas e experiências mais profundas entre os visitantes e os artistas, mestres e artesãos.

“Para este ano, a curadoria trouxe inovações contemplando novas técnicas artesanais como os saberes e fazeres têxteis, ampliando as escolhas para outras manifestações artísticas da cultura popular brasileira. Como na primeira edição, além dos mestres e legados familiares que atravessam gerações, dessa vez teremos trabalhos oriundos de coletivos de mulheres guiados por suas mestras. Contaremos novamente com a presença indígena, representada pelo Povo Ashaninka e traremos elementos dos modos de vida sertanejo, ribeirinho e quilombola apresentados em outras versões e combinados com referências intergeracionais e de gênero. Um ateliê aberto ao público será lugar para reverenciar a maestria do domínio técnico desses mestres artistas”, afirma Josiane Masson, curadora da Arte dos Mestres ao lado de Marco Aurélio Pulchério.

A programação, que segue até 1º de setembro, contempla rodas de conversa com a participação dos convidados nessa edição, mediadas por estudiosos e pesquisadores do universo da arte e cultura popular. A propostas desses bate-papos é promover reflexões sobre as fronteiras porosas entre arte e artesanato e os principais desafios de construir uma carreira no universo do artesanato cultural, além de discutir sobre os aspectos sociais e econômicos que permeiam essa produção nos quatro cantos do país. Teremos também um dia específico reservado para as atividades educativas voltadas para jovens estudantes e educadores, com o intuito de reforçar o caráter formativo do projeto.  

Segundo Marco Aurélio, “a curadoria é pensada de forma holística com espaços, recursos e programação voltada para conscientizar sobre a importância da proteção desses bens culturais imateriais e materiais, incentivando a continuidade e renovação dos trabalhos artesanais como vetores de inclusão social e econômica nacionais”, uma vez que muitos desses artesãos são os responsáveis por perpetuar conhecimentos tradicionais que movem a economia de suas comunidades.

Esperamos todos vocês lá!

Exposição-Feira Arte dos Mestres 2024

Curadoria: Josiane Masson e Marco Aurélio Pulchério

Realização: Artesol | Patrocínio Master: Nubank

Período: 27 de agosto de 2024 –  reservado para Educativo

                28 de agosto – visitação aberta ao público a partir das 13h 

                29 de agosto a 1º de setembro – visitação das 11h às 19h

Local: Espaço State – Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo/SP 

Entrada gratuita. Mais informações em www.artesol.org.br