Nosso galpão está de cara nova para celebrar nossos 30 anos. Temos a alegria imensa de ter a Sherwin-Williams como parceira para expandir as camadas de histórias que contamos por aqui.
Em 2023, quando estávamos ainda planejando as ações do nosso ano 30, a Sherwin-Williams lançou uma coleção inspirada na obra da arquiteta Janete Costa. É claro que nosso espaço não podia ganhar outras cores que não a dessa paleta tão especial que homenageia essa grande referência para nós.
Arquiteta e designer, Janete foi uma das maiores incentivadoras do artesanato e da arte popular do Brasil, inserindo peças de artesãos e artistas em seus projetos, muito antes do mercado dar o devido valor para estes trabalhos. Foi a partir das suas ações e da sua voz que muitos olhares se voltaram para o nordeste brasileiro e passaram a enxergar a beleza dos fazeres manuais em palha, barro, têxteis e outras tipologias.
Com seu olhar apaixonado pela criatividade e pelas expressões brasileiras, Janete propôs, de forma inovadora, a colaboração entre arquitetos, designers e artesãos, em um projeto chamado Interferências. Seu lema para propor essa cocriação sempre foi o de “interferir sem ferir”, reforçando a importância de que se mantivesse a identidade do trabalho de cada artesão nas peças criadas.
O trabalho de Janete Costa levou o artesanato e a arte popular brasileira para um outro lugar de valorização. Uma bandeira que temos a honra e o compromisso de partilhar com ela. A Coleção Janete Costa da Sherwin-Williams teve direção criativa assinada por Rodrigo Ambrosio e pesquisa de Lúcia Costa, Mário Costa, Roberta Borsoi, Rodrigo Ambrosio e Time de Cores e Laboratório Sherwin Williams.
“É no azul do interior que Janete encontra morada para abraçar todas as cores do Brasil. E é assim que nasce uma paleta que valoriza a mistura e a poesia cotidiana, base para suas apresentações na arquitetura, no design e em sintonia com suas célebres exposições, que a tornaram imortal. Viva Janete!”